O mingau de aveia é uma poderosa mistura que pode ser grande aliada da dieta e da saúde. Seu ingrediente principal auxilia no emagrecimento por ser rico em fibras que dão saciedade e, consequentemente, afastam a fome. Com baixo nível de açúcar, esse grão também reduz taxas de colesterol e triglicérides. Mas o que poucas pessoas sabem é que ele também pode ser uma opção fitness, para aqueles que frequentam academia e malham para conquistar um corpo mais durinho.

Benefícios

O mingau de aveia emagrece justamente por seu ingrediente principal. A aveia ajuda a perder peso devido à grande quantidade de fibras que apresenta, sendo a mais importante a betaglucana. Essa substância faz com que os alimentos sejam digeridos lentamente, em processo que libera colecistoquinina, hormônio que afasta a fome e fornece sensação de saciedade, evitando deslizes no regime.

beneficios da aveia coracao intestino 116 400x800

Ainda por cima, a betaglucana é ótima para reduzir colesterol e triglicérides, que em altas quantidades podem causar doenças cardiovasculares. Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, esse grão não eleva muito a taxa de açúcar no sangue, beneficiando quem possui diabetes mellitus.

Associada ao consumo de água, a aveia faz bem para o trânsito intestinal, o que também ajuda a reduzir a gordura do abdômen e parecer mais magra. Além disso, o carboidato é ótimo para antes do treino, porque libera energia lentamente, garantindo combustível para toda a atividade física.

Outros importantes nutrientes do grão tornam o mingau de aveia fit um grande amigo da saúde, como zinco, ferro, proteínas, lipídios, silício e magnésio.

Versão fitness

mingau de aveia fit 216 400x800

Para quem malha e busca conquistar massa magra, existem alguns truques especiais no preparo:

Usar farelo de aveia – Em relação ao tipo de aveia ideal para emagrecer, o mais indicado é o farelo, que nada mais é do que a casca do grão, que é mais rica em fibras do que as demais versões do alimento.

Substituir o leite de vaca – Usar outros tipos de líquidos para preparar o prato, como leite de cereais (amêndoas, arroz ou mesmo leite de aveia). Outra opção muito boa é trocar a bebida leitosa por água ou água de coco. Essas opções vão diminuir muito o valor calórico do mingau.

Banana – A banana pode ajudar a conquistar resultados na academia. Isso porque a fruta é boa fonte de carboidratos, nutriente que fornece energia para ter disposição para malhar. Além disso, é rica em potássio, mineral essencial para o bom funcionamento dos músculos.

Colocar canela – Usar o pózinho escuro para polvilhar por cima da receita transforma o prato em um mingau termogênico. Isso porque a canela acelera o metabolismo e faz queimar mais calorias. Além disso, pode ajudar muito a dar disposição para malhar.

Adicionar Whey Protein – Essa dica é para quem já faz uso do Whey. A receita de mingau proteico da Karina Bacchi, musa fitness e que conquistou um corpo malhado em pouco tempo, indica colocar no preparo 1 scoop de whey protein do sabor que você preferir. Dessa forma você aumenta as proteínas e ajuda a construir músculos.

Aposte nas oleaginosas – Elas são ricas em gorduras boas, essenciais para o corpo. E apesar de serem gordurosas, as frutas oleaginosas emagrecem, só é importante consumir com moderação. Você pode optar por duas pequenas castanhas (de caju ou do Pará).

Não adicionar açúcar – Evite ao máximo. Se quiser adoçar um pouco, opte por muito pouco mel.

Como consumir

farelo de aveia 116 400x500

A nutricionista Andrezza Botelho indica consumir o prato três vezes na semana, para não exagerar na dose e acabar engordando. Quanto ao horário, a especialista recomenda comer pela manhã, no café da manhã, ou à noite, no jantar.

Receita de mingau fitness

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite de cereais, água de coco ou água
  • 1 colher (sopa) de farelo de aveia
  • 1 scoop de Whey (opcional para quem usa o suplemento)
  • 2 oleaginosas (opcional)
  • Canela para polvilhar

Modo de preparo no micro-ondas

aveia mingau canela 0816 400x800 0

Misture o leite e o farelo de aveia em uma tigela e coloque no micro-ondas por dois minutos, até que sua consistência fique firme. Depois, se quiser, acrescente adoçante ou mel e finalize com canela, as oleaginosas e o scoop de whey.

No fogão

Coloque o leite e o farelo em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa durante cinco minutos para que a mistura engrosse e, em seguida, apague o fogo. Adoce com mel ou adoçante e, finalize com canela em pó, whey e oleaginosas.

Mingau para emagrecer

fonte: www.vix.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *