Júlia entra no consultório.
Nos cumprimentamos, falamos um pouco de amenidades e chegamos ao tema chave do encontro médico-paciente em uma consulta de Cirurgia Plástica.
O que a trouxe até aqui Júlia?
Ela da um sorriso discreto e diz ” quero melhorar a minha auto estima e o meu nariz me incomoda muito, principalmente nas fotos de perfil!”.
Júlia é uma paciente de 40 anos, casada, mãe de dois filhos, financeiramente equilibrada, com emprego fixo e futuro promissor. Conversamos sobre questões médicas, seu histórico de cirurgias anteriores e tudo mais que corteja uma entrevista medica pré operatória.
Depois disso faço uma pergunta: “Quais são suas expectativas a cerca dos resultados dessa cirurgia?
“Ela para, pensa por um minuto e como quem quer ganhar um presente diz “Acho a minha ponta do nariz muito para baixo e piora muito quando eu dou um sorriso, queria melhorar isso… e o dorso do meu nariz tem essa elevação que eu não gosto principalmente nas fotos de perfil, da para deixar ele mais retinho aqui, apontando ela para o dorso do nariz…” Faz um sorriso largo e completa ” Mas não quero mudar minha fisionomia, quero que as pessoas me reconheçam após a cirurgia, não quero perder minha identidade, é possível doutor?”
Sara, 35 anos, solteira, bem sucedida, boa aparência e de poucas palavras, entra no consultório e antes mesmo de perguntar, o que a trazia aquela consulta, foi logo dizendo:
” Quero operar meu nariz!, não suporto mais me olhar no espelho! ”
Mesmo sem muita abertura para o dialogo faço a pergunta que para mim é a mais importante de todas numa consulta de Cirurgia Plástica: “Sara, qual a sua expectativa, o que você espera obter com essa cirurgia?”
Sem pestanejar e com cara de quase indignação responde : ” Um nariz perfeito, lógico! , você pode fazer isso?! Adoraria ter o nariz da Nicole Kidman !!! Você tem simulador de fotos no computador ?
Duas consultas, duas expectativas. Uma Real, outra totalmente irreal.
Expectativas reais são fáceis de ser alcançadas e de óptima resolução. As irreais como correspondem a um desejo de difícil reprodução são frustrantes para médicos e pacientes, senão com resultados catastróficos…
…Julia operou e esta muito feliz com o resultado.
Dr. Hebert Lamblet
Os nomes das pacientes são fictícios.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!